quarta-feira, 17 de outubro de 2012

" Cidade Maravilhosa"




A cidade do Rio de Janeiro é mundialmente conhecida pelas suas belas paisagens. Estas estampam diversos cartões postais, que passam sempre uma imagem positiva, enaltecendo as suas belezas naturais, sua gente bonita, feliz...
Enfim, há toda uma preocupação quanto ao que será associado a imagem da cidade.
Diante desta idéia que se pretende passar, não é nada conveniente que o Rio de Janeiro, sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, seja associado à moradores em situação de rua, ambulantes, dentre outras coisas.
Isto explica o “choque de ordem” da Prefeitura do Rio de Janeiro, que entre outras medidas realizam sistematicamente recolhimentos de usuários de drogas, inclusive compulsoriamente no caso de crianças e adolescentes, retiram os trabalhadores informais do local onde vendem suas mercadorias etc.
Verifica-se que não há políticas efetivas comprometidas com a alteração da realidade que descrevemos, o que indica que as iniciativas não passam de medidas que visam “limpar” os “ restos sociais” que maculam a imagem da “Cidade Maravilhosa”.
“Choque de ordem” expressão bem sugestiva... Impor “ordem” a quem? E a quem pretende-se dar um ‘choque”?
Afinal, cabe um questionamento: Que tipo de iniciativa é esta que pretende ignorar, retirar do cenário, parte da nossa população??

Nenhum comentário:

Postar um comentário